segunda-feira, 21 de dezembro de 2009


DICAS PARA INTERPRETAR OS RÓTULOS
(ítens de declaração OBRIGATÓRIA pelo fabricante)

* VALOR CALÓRICO (expresso em quilocalorias - Kcal): indica a energia que o alimento ou a porção do alimento fornece. Para o cálculo é feita a somatória das calorias de carboidratos, proteínas e gorduras do alimento.
DICA: A necessidade calórica diária varia de pessoa para pessoa e depende de sexo, atividade física e idade.

* CARBOIDRATOS (em gramas): fornecem 4 Kcal por grama; é responsável pelo fornecimento de energia que nosso corpo precisa para realizar as atividades físicas e mentais
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 60% do valor calórico total diário recomendado.

* PROTEÍNAS (em gramas): fornecem 6 Kcal por grama; têm função reparadora, de cicatrização e fabricação de tecidos.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 15% do valor calórico total diário recomendado.

* GORDURAS TOTAIS (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; é a somatória de todas as gorduras (saturadas, insaturadas e trans) contidas no alimento. Sua função é auxiliar na absorção e transporte das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), compor as membranas celulares e manter o equilíbrio térmico do organismo.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 25% do valor calórico total diário recomendado.

* GORDURAS SATURADAS (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; é um tipo de gordura necessária em pequenas quantidades. Quando consumidas em excesso, podem causar obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem estar numa proporção abaixo de 7% do valor calórico total diário recomendado.

* GORDURAS TRANS OU HIDROGENADA (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; devem ser evitadas ou consumidas com bastante moderação pois colaboram na elevação do nível de colesterol sanguíneo.
DICA: Não se deve consumir mais de 2 gramas de Gorduras Trans por dia.

* FIBRA ALIMENTAR (em gramas): não fornecem calorias; são classificadas em solúveis e insolúveis e contribuem para o bom funcionamento do intestino, controle da fome, redução do risco de doenças cardiovasculares, câncer e obesidade.
DICA: Uma alimentação equilibrada deve conter 25 gramas de fibras por dia.

* SÓDIO (em miligramas): micronutriente que não fornece quilocalorias;quando consumido em excesso, pode causar hipertensão.
DICA: Uma alimentação equilibrada deve ter, no máximo, 2400 miligramas de sódio por dia.
(Obs.: Quer se espantar? Dê uma olhada na quantidade de sódio que contém um pacote de miojo)

* % VD (Valor Diário de Referência): é o percentual que a porção do alimento atende do Valor Diário utilizado como Referência para a rotulagem.
DICA: Seus valores diários de calorias e nutrientes podem ser maiores ou menores dos utilizados para a rotulagem e dependem de suas necessidades individuais.



Postado por Daniela Wollmann


O consumidor está consciente do produto que esta comprando?

A maioria dos consumidores desconhecem a real composição dos produtos que estão comprando, isto porque o rótulo não é muito claro sobre as informações contidas, que além de terem a letra muito pequena, difícil de enxergar, traz uma linguagem pouco conhecida dos consumidores.
Diante destas situações, o consumidor acaba comprando produtos que não são saudáveis para a saúde.


Na maioria das vezes são impulsionados a comprar os produtos pela embalagem colorida e que pode ser reaproveitada, ou por estarem em promoção, o que acaba gerando problemas de saúde, pois esses produtos são geralmente ricos em gorduras trans, açucares e outro ingredientes prejudiciais.
O ideal seria que as informações contidas nos rótulos das embalagens fossem mais simples, que pudessem ser entendidas por qualquer pessoa que não fosse da área da Nutrição, assim os consumidores saberiam optar por produtos mais saudáveis e teriam uma vida mais leve, livre de doenças relacionadas a má alimentação.

Postado por Renata Kucharski



A influência da mídia nos hábitos alimentares

A mídia nos influencia diretamente, e interfere nas escolhas e até mesmo nas nossas preferências alimentares. Como a mídia pode contribuir nos nossos hábitos alimentares, e nos das crianças principalmente, pois ela
utiliza várias formas de propaganda visando "fisgar" esses potenciais consumidores, geralmente associando aos produtos ícones da sociedade, atletas de renome, crianças de sucesso. Na briga por um lugar no mercado, as empresas também costumam agregar ao produto algum atrativo, como brinquedos, figurinhas, artigos para coleção, pois. desta forma, fazem com que as crianças praticamente "obriguem" os pais a adquirirem suas mercadorias.

A mídia não é boa nem má, têm muitas propagandas, e conteúdos que aparecem por ai, que só estão piorando a situação da obesidade, quer dizer estimulando a vontade de ir comer mais produtos cheios de gorduras, mas também tem muitas propagandas sobre hábitos saudaveis, alimentos mais leves uma vida mais ativa, mas os que ainda chamam mais atenção de todo o publico alvo, são os dos fast-food que a população não deixa de consumir, mesmo sabendo dos seus malefícios a saúde, pela sua praticidade e rapidez.



Postado por Fernanda Sontag